A Rota Cisterciense Alto Minho-Galiza tem início no mosteiro de Santa Maria de Ermelo, junto do rio Lima, seguindo pelo Soajo, Gavieira e S. Bento do Cando, ermida fundada pelos monges brancos do Ermelo. O itinerário atravessa a zona das brandas da Aveleira e Bouça dos Homens, continuando por Lamas de Mouro, descendo por Alcobaça e Adadela, subindo até ao mosteiro de Santa Maria de Fiães, em Melgaço. A rota prossegue por terras melgacenses, seguindo pela área raiana de S. Gregório, e já em terras da Galiza, por Cortegada para atravessar o rio Minho e chegar a Ribadávia. Após alguns Kms surgem as terras de Leiro, onde se localiza o mosteiro de Santa Maria de S. Clódio envolvido pelo rio Ávia e pelos vinhedos de cepas alinhadas e produtoras do vinho do Ribeiro. Continuando a via cisterciense ultrapassa-se o Carballino, passando na povoação de Cea. Após um denso carvalhal e escutando o murmúriodo rio Oseira, surge o conjunto monacal de Santa Maria de Oseira, considerado o Escorial Galego, uma comunidade onde vivem 12 monges seguindo o lema "ORA ET LABORA”, testemunhando vidas voltadas para o transcendente, "num tempo sem tempo".
José Rodrigues Lima
Coordenadas: N 41º 21’ 13.6” | O 8º 44’ 42.6”
Aldeia turística bem conservada que promete encantar com o seu património ímpar e singular. Num passeio pelas ruas deste núcleo rural inserido no PNPG, observe o seu valioso património edificado que engloba o pelourinho, os espigueiros e eiras comunitárias, o cruzeiro do Castelo, a ponte medieval e os moinhos de água de Parada, as calçadas medievais, o castro de Cidadelhe e as igrejas paroquiais. Não deixe também de visitar o castelo, reconstruído em 1278 e detentor de uma paisagem soberba sobre a albufeira do Lindoso.
A Porta do Mezio possui um Centro de Receção e Informação, um Núcleo Museológico, um Museu Rural, um Parque da Biodiversiade, um Complexo Agro-Pastoril das Serras da Peneda e Soajo, uma Torre de Observação, um Parque de Merendas e Piscina. Aí poderá percorrer os trilhos, nomeadamente pedestres e de BTT, reviver experiências, costumes e tradições,associadas às vivências do passado.
Situada a meia encosta na margem direita do rio Lima, bem às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, surge este local de rara beleza que é um encanto para todos sentidos. No centro de um pequeno aglomerado de casas muito juntinhas destaca-se a Igreja e as ruínas do antigo Mosteiro de Sta. Maria do Ermelo, edificado no século XII. Este possui um conjunto de frescos de grande qualidade artística, onde surgem retratados o Espírito Santo, a Virgem Maria, o Arcanjo Gabriel, S. Tiago e S. Bento, e onde o adro funciona como um miradouro privilegiado sobre o rio Lima. Mas, no Ermelo não pode ainda deixar de visitar a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, no lugar de Vilarinho do Souto, os tradicionais espigueiros e de provar a sumarenta laranja do Ermelo, que segundo reza a história terá sido introduzida pelos monges de Cister.